Monday, May 27, 2024

Aviso (todas as turmas)

 Olá!!


Este post tem por objetivo avisar todas as minhas turmas de que amanhã (28 de maio de 2024) será feita a avaliação da oralidade (compreensão). 

Assim, devem trazer aparelhos com acesso à internet para resolver o questionário presente no Moodle da Escola Secundária de Felgueiras.

Até amanhã.

Sunday, May 26, 2024

12ºH: TPC para a aula de 28.05.2024

 

Este TPC tem as seguintes tarefas:

1. visionamento da proposta de análise do excerto da obra das páginas 259-260, do manual (aceder).

2. resolução das questões nº 2, 3 e 4 da p. 260.


Bom trabalho!!

Wednesday, May 22, 2024

12ºH: proposta de análise do excerto da p. 250 ("O segredo de Blimunda")

 

Proposta de análise do excerto da p. 250 ("O segredo de Blimunda"), para aceder, clicar aqui.


[Amanhã, não é obrigatório levar a obra "Memorial do Convento", basta levar o manual da disciplina.]

Wednesday, May 15, 2024

11ºE: TPC para a aula de 16 de maio

 

Os alunos devem visionar o seguinte podcast (+- 20min), relativo à contextualização da obra a trabalhar de seguida "Os Maias", de Eça de Queirós.

Depois será feita, no início da aula, uma breve aferição oral do visionamento do podcast.

Clicar aqui, para aceder.

Material de apoio (ficheiros usados no podcast):

Ficheiro 1

Ficheiro 2

Bom trabalho!!!

Sunday, May 05, 2024

12ºH: avaliação da oralidade (expressão) - procedimentos a tomar

 Olá!!

Como se aproxima a avaliação da oralidade (expressão), convém começar a prepará-la atempadamente para que os resultados sejam os mais agradáveis possíveis.

A avaliação da oralidade (expressão) incidirá sobre o conteúdo programático dos "Poetas contemporâneos" (ver pp. 194-227, do manual adotado). Assim, cada aluno/grupo deve escolher um poema presente neste intervalo de páginas.

De seguida, enviam email com a constituição do grupo (max. 3 elementos) ou individual, até ao próximo dia 08.05 (4ª feira, às 23.59h). Os poemas serão atribuídos por ordem de entrada.

Poderão trabalhar todos os poemas, exceto o "Orpheu rebelde", de Miguel Torga (pp. 197-198), cuja proposta de análise a servir de exemplo para as vossas apresentações, poderá ser acedida aqui.

Em cada poema, os alunos devem:


- apontar as principais ideias presentes/estrutura interna;

- dois recursos expressivos e respetivo valor semântico;

- figuração do poeta implícita (para apoiar este item devem visionar o podcast de apoio)

[Exemplo sobre o poema "Orpheu rebelde": O sujeito poético mostra-se em claro conflito com o mundo/outros poetas, na medida em que recusa a atitude passiva e indiferente dos outros poetas perante a injustiça e o sofrimento que existe no mundo. O eu poético assume-se infeliz e também em claro sofrimento por ter de assistir à dor e opressão a que são submetidos os seus semelhantes. No fundo, os outros poetas são felizes, porque não reconhecem nem a angústia e sofrimento dos outros, nem a sua função combativa para evitar semelhante situação, logo conseguem estar bem e tranquilos. Para o poeta de "Orpheu rebelde" não é assim. Para ele, a poesia tem um propósito: combater e constantemente promover a edificação de uma sociedade mais justa, harmoniosa e livre para todos os seres humanos. Só assim concebe a sua poesia e o seu papel no mundo.]

- explicitar uma relação (semelhança, oposição, complementaridade, consequência...)com outro conteúdo programático do 11º ou 10º anos.

[Exemplo sobre o poema "Orpheu rebelde": O poema "Orpheu rebelde" aproxima-se de uma literatura comprometida com a realidade de modo a contribuir para a melhorar ou pelo menos denunciar o que nela está menos bem. Nesse sentido, segue os mesmos propósitos de Cesário Verde ao criticar as injustiças sociais do seu tempo visíveis nas suas deambulações pela cidade de Lisboa: a exploração e discriminação das vendedoras, dos carregadores, dos calceteiros, das prostitutas... a dor e sofrimento que estes seres humanos viviam eram magistralmente retratados e captavam não só a atenção do sujeito poético, mas também a sua solidariedade ("Sentimento dum ocidental"), constituindo deste modo uma profunda e poderosa crítica a uma sociedade/mundo opressor e desequilibrado como acontece em "Orpheu rebelde".]

Bom trabalho.

Saturday, May 04, 2024

11ºD: TPC da aula de 30 de abril

 

Esta atividade pressupõe duas tarefas:


1. visionamento do podcast sobre o fim do cap. X do "Amor de perdição"

[para aceder, clicar aqui.]


2. Resolução das questões nº 8 (p. 188) e "Toma nota" (p. 189)

Thursday, May 02, 2024

11ºC: Objetivos e estrutura para o 5º teste sumativo

 


Para aceder aos objetivos e estrutura do 5º teste sumativo, clicar aqui.