Monday, February 26, 2024

11ºAno: 4º teste sumativo - objetivos, estrutura e outras informações

 

Olá!!


Podem ir acedendo aos objetivos e estrutura prevista para o 4º teste sumativo que se aproxima, clicando aqui.

Hoje, por motivos de saúde inesperados, não pude dar as aulas previstas, no entanto, estas aulas serão repostas e peço, desde já, aos delegados de turma para irem vendo oportunidades que surjam para as repormos com a maior brevidade possível.

Os testes corrigidos serão entregues durante a presente semana (se não surgirem mais "imprevistos"...)


Fiquem bem.

11ºE: Avaliação da oralidade (expressão) - procedimentos a tomar

 


Para uma adequada preparação da oralidade, convém seguir os procedimentos, a que podes aceder clicando aqui.


Gostaria de realçar dois aspetos muito importantes para ninguém sair prejudicado:

    - respeitar as datas apresentadas com grande rigor; 

    - respeitar os títulos dos jornais referidos;

    - o único formato que podem usar para apresentar a vossa notícia durante a apresentação da oralidade é em papel!!!! Pode ser a própria página onde está a notícia ou uma            fotocópia... não são permitidas fotos, powerpoints ou sites com referência à notícia ou para apresentar a notícia!!!

    - a notícia não pode ser retirada da versão online do jornal!!! Tem de ser da versão impressa, ou seja, em papel do jornal.


Bom trabalho!!!

Saturday, February 24, 2024

11ºA + 11ºC: TPC para a aula de 26.02

 

Este tpc tem as seguintes tarefas:

1. Visionamento da proposta de análise de excertos das cenas X-XIV, do ato II (pp. 118-122)

2. Resolução das seguintes perguntas de interpretação:

a) Comenta a diferença de atitudes  entre D. Madalena e o Romeiro, ao longo da cena XIV, apontando as suas causas.

b) Explica de que modo está presente a dicotomia ser/parecer na cena XIV, apontando duas informações fornecidas pelo Romeiro que a confirmam.

Friday, February 23, 2024

11º ano: Autorização dos EE para assistir à dramatização de "Os Maias"

 Olá!!


Segue a declaração de autorização dos Encarregados de Educação para poderem assistir à dramatização da ação de "Os Maias", de Eça de Queirós. Nesta declaração, poderão encontrar as informações consideradas essenciais para melhor poder conhecer a atividade e os seus objetivos principais.

Esta deve ser-me entregue, no máximo, até dia 5 de março de 2024.

Fiquem bem!!

11ºD: TPC da aula de 20.02


Nesta atividade deverás concretizar as seguintes tarefas:


1. Visionamento do podcast com proposta de análise das cenas IX-XII, do ato I (pp. 103-104 do manual);


2. Resolução das seguintes questões de interpretação:

        - questões  1, 2 e 3 (p. 104).

11ºE: TPC da aula de 22.02

 

I. Divide e classifica as orações presentes nas frases seguintes:

1. Foi extraordinária a experiência que tivemos no parque aquático.

2. O inspetor inquiriu se aquele empregado estava inscrito na Segurança Social.

3. Gosto imenso de livrarias que tenham oferta variada.

4. A ministra defendeu que a distribuição da água será mais cara.

5. Não aguentarás esse trabalho, se trabalhares tantas horas.

6. Era inevitável que a multidão se revoltasse.

7. Esperei durante tanto tempo que os meus pés ficaram doridos.


II. Assiste à proposta de análise do início do ato II (didascália inicial e início da cena I) - ver podcast.


III. Responde às questões seguintes:

a) Aponta dois traços caracterizadores de Maria, ilustrando a tua resposta com elementos textuais.

b) Quanto tempo passou entre o ato I e o início do ato II? 

c) O que aconteceu a cada esposo durante esse período. Justifica a tua resposta.

Tuesday, February 20, 2024

11ºE: texto do grupo II do 3º teste sumativo

 

O texto utilizado para a resolução do grupo II do 3º teste sumativo está presente na p. 71 do nosso manual.

Agradecia, por isso, que amanhã não se esquecessem de levar o manual, sem falta.

Até amanhã.

Monday, February 19, 2024

11ºC_TPC da aula de 19 de fevereiro

 Este TPC é constituído pelas seguintes atividades:

1. Visionamento do podcast com proposta de análise da cena I (1ª parte), do ato II (pp. 107-110 do manual);

2. Visionamento do podcast com proposta de análise da cena I (2ª parte), do ato II (pp. 107-110 do manual);

3. Resolução das seguintes questões de interpretação:

    - questão 2 (p. 112);

    - questão 7, 8.1, 9.1, 12 (p. 113).

Friday, February 16, 2024

12ºH: TPC_Interrupção letiva de Carnaval

 Este tpc é constituído por duas atividades:

1. Visionamento do podcast com a proposta de análise dos versos finais do poema "Lisbon Revisited (1923)", presente na p. 93, do manual.

2. Resolução das questões 1 e 3 da p. 94.

Wednesday, February 14, 2024

11ºD: TPC_interrupção letiva do Carnaval

 Este TPC é constituído pelas seguintes atividades:

1. Visionamento do podcast com proposta de análise das cenas V e VI, do ato I (pp. 98-99 do manual);

2. Visionamento do podcast com proposta de análise das cenas VII e VIII, do ato I (pp. 100-102 do       manual);

3. Resolução das seguintes questões de interpretação:

    - questão 2.1 (p. 102);

    - questão 3 (p. 103);

    - questão 4.1 (p. 103).

11ºC: TPC_interrupção letiva do Carnaval

 Este TPC é constituído pelas seguintes atividades:

1. Visionamento do podcast com proposta de análise das cenas VII e VIII, do ato I (pp. 100-101, do manual);

2. Visionamento do podcast com proposta de análise das cenas IX-XII, do ato I (pp. 103-104 do       manual);

3. Resolução das seguintes questões de interpretação:

    - questões  1, 2 e 3 (p. 104).

11ºA: TPC_interrupção letiva do Carnaval

 Este TPC é constituído pelas seguintes atividades:

1. Visionamento do podcast com proposta de análise da cena I (1ª parte), do ato II (pp. 107-110 do manual);

2. Visionamento do podcast com proposta de análise da cena I (2ª parte), do ato II (pp. 107-110 do manual);

3. Resolução das seguintes questões de interpretação:

    - questão 2 (p. 112);

    - questão 7, 8.1, 9.1, 12 (p. 113).


Tuesday, February 13, 2024

11ºE_TPC_interrupção letiva do Carnaval

 

Este TPC é constituído pelas seguintes atividades:

1. Visionamento do podcast com proposta de análise das cenas V e VI, do ato I (pp. 98-99 do manual);

2. Visionamento do podcast com proposta de análise das cenas VII e VIII, do ato I (pp. 100-102 do       manual);

3. Resolução das seguintes questões de interpretação:

    - questão 2.1 (p. 102);

    - questão 3 (p. 103);

    - questão 4.1 (p. 103).


[obs. No próximo dia 15 de fevereiro não haverá aula. Será reposta em data a combinar.]

12ºH: Visita de Estudo a Lisboa e Mafra - Roteiro

 


Olá!!


Para aceder ao roteiro da visita de estudo, clicar aqui.


Entretanto, peço especial atenção para a atividade do peddypaper que, espero, tenha especial participação da vossa parte, na medida em que se trata de uma atividade particularmente enriquecedora sobre os conteúdos literários que estamos a trabalhar neste momento.


Aproveitem!!!

Tuesday, February 06, 2024

Propostas de análise de algumas cantigas de amigo

Sunday, February 04, 2024

11ºano: Autorização dos EE para a visita de estudo do Percurso Camiliano

 Olá!!


Agradecia que todos os interessados me trouxessem o documento dos vossos EE a autorizar a participação no "Percurso Camiliano", até à próxima 5ª feira, no máximo, dia 08 de fevereiro.


Declaração.

Friday, February 02, 2024

11ºA, C e D: Objetivos e estrutura do 3º teste sumativo